quinta-feira, 24 de julho de 2014

Projeto Piabanha recebe a visita do representante da ONG ECOANZOL

Marcelo Fernandes é considerado um dos maiores especialistas em pesca esportiva do Brasil. Desde de início do Projeto Piabanha que a organização conta com a participação do Marcelo nas capturas de reprodutores de espécies nativas, no ambiente natural, como parte do trabalho de conservação genética da fauna aquática do Paraíba do Sul.

Atualmente, Marcelo é consultor técnico da Intergreen, fabricante de varas de pesca, iscas artificiais e outros produtos do ramo.

A ECOANZOL foi fundada em 2005, por ele juntamente com sua esposa e grande colaboradora do Projeto Piabanha, Luiza Salles. A ONG busca promover o desenvolvimento integrado unindo a conservação e preservação ambiental e sua interface com a pesca esportiva e artesanal.

Veja algumas fotos da participação do Marcelo em nossas campanhas de campo!





quarta-feira, 23 de julho de 2014

Confira a participação do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Peixes Continentais (CEPTA), parceiro do Projeto Piabanha, no evento internacional "Dia Mundial de Migração de Peixes” (“World Fish Migration Day 2014 - WFMD”)

No final do ano de 2013, o CEPTA foi convidado a participar do "Dia Mundial de Migração de Peixes” (“World Fish Migration Day 2014 - WFMD”) que é um evento global de um (01) dia, que visa chamar a atenção das pessoas para os rios e os peixes migradores. O WFMD foi comemorado no dia 24 de maio de 2014, em todo o mundo.

Assim, gostaríamos de repartir a participação desse importante Centro de Pesquisa com vocês!

Acesse:
www.worldfishmigrationday.com/events/332/the-cepta-icmbio-in-the-world-fish-migration-day-2014

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio/MMA visitam Projeto Piabanha para realização de pesquisas na região

Os técnicos Carla Polaz, Sandoval Santos, Luis Gaspar e Noel Donizete Martins passarão uma semana em Itaocara, integrando o grupo que realiza a pesquisa intitulada “"Monitoramento biológico de espécies aquáticas ameaçadas de extinção na bacia do rio Paraíba do Sul: desenvolvimento de sistema piloto e implementação de plano de ação".

Esse trabalho tem como objetivo utilizar a fauna aquática como indicador de qualidade do meio ambiente. Ao fim do trabalho, será possível classificar trechos do Paraíba, compreendidos entre Cantagalo e São Fidélis, de acordo com a sua integridade e relevância ambiental para a Bacia do Paraíba do Sul.

A pesquisa foi iniciada em 2012 e é financiada pela Agência de Bacia do Paraíba do Sul/AGEVAP, e realizada pelo Projeto Piabanha em parceria com o ICMBio. O trabalho também conta com a participação de algumas universidades como a UENF, UFRJ, UFRRJ, Universidade de Mogi das Cruzes, USP, Fac Redentor. Órgãos como a FIPERJ, o INEA e as Secretarias de Meio Ambiente dos municípios de Itaocara, Aperibé e Santo Antônio de Pádua também atuam como colaboradores.

Na foto, os técnicos Carla Polaz, Sandoval Santos, analistas do ICMBio, Thiago Berriel, Gestor e Gerente de Projetos do Projeto Piabanha e Guilherme Souza, Diretor Técnico da organização.





Equipe de Campo da 10ª Campanha do Monitoramento de Fauna Aquática com a participação de técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade/ICMBio - MMA (21.07 a 27.07)