quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Alunos do Colégio Cenecista Nossa Senhora das Graças (Miracema) participam de trabalho de Educação Ambiental no Projeto Piabanha Centro Sócioambiental



No dia 01 de novembro, 50 alunos do Ensino Médio do Colégio Cenecista Nossa Senhora das Graças, de Miracema, foram recebidos no Projeto Piabanha Centro Sócioambiental para atividades de Educação Ambiental. 

A equipe do colégio foi recepcionada pelas estagiárias do Projeto de Pesquisa  Extensão - PROEX/UENF,  Damaris Cabral e Rafaela Florêncio, e ainda pelos funcionários do Projeto Piabanha, Oduvaldo Teixeira e Evodio Luiz Sanches.


O trabalho foi dividido em duas etapas: na primeira eles receberam informações  sobre a organização, no auditório do Centro Estadual de Pesquisa e Desenvolvimento da Pecuária Leiteira - PESAGRO/RIO, centro experimental onde está localizado o Projeto Piabanha. 


Na segunda etapa, os alunos foram direcionados à estação do Centro Sócioambiental, onde foram apresentados ao Diretor Técnico do Projeto Piabanha, Guilherme Souza, que apresentou para as turmas o Programa de Ovos e Larvas de Peixes, desenvolvido pelo mesmo. 





Dentre outras atividades, os alunos conheceram espécies de peixes nativos do Rio Paraíba do Sul, como a Piabanha que é o nosso símbolo e uma espécie que está extinção.


terça-feira, 27 de novembro de 2012

Estagiárias do Projeto Piabanha apresentam artigo científico na IV Mostra de Ciência e Tecnologia (UFF/UENF/IFF)


Estagiárias do Programa de Pesquisa e Extensão - PROEX/UENF,  Damaris Cabral e Rafaela Florêncio, participaram da IV Mostra de Extensão IFF/UENF/UFF, com apresentação do Banner "Importância do Monitoramento da Qualidade da Água em Tanques". 

A pesquisa foi realizada no período e junho a agosto de 2012, no Projeto Piabanha Centro Sóciombiental. Verificou-se através deste trabalho que as oscilações dos parâmetros físico-químicos mensurados não apresentaram riscos a saúde dos peixes e estão próximos aos sugeridos por estudiosos. 

O trabalho foi orientado pelo Prof. Dálcio Ricardo de Andrade e pelo Diretor Técnico do Projeto Piabanha, Guilherme Souza.



O Prof. Dálcio Ricardo de Andrade é coordenador do  Projeto de Bolsa de Extensão "A pesquisa científica e a Educação ambiental como ferramentas para a conservação dos estoques pesqueiros dos Cursos Médio Inferior e Baixo Rio Paraíba do Sul" e faz parte do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias - CCTA/UENF.

A IV Mostra de Extensão IFF-UENF-UFF envolveu, também, o X Workshop de Extensão/UENF, a XII Mostra de Pós-Graduação/UENF e a IX Semana Nacional de Ciência e Tecnologia/UENF.  

A abertura aconteceu no dia 15 de outubro, no Centro de Convenções da UENF, uma palestra  proferida pelo Prof. Daltro Garcia Pinatti (EEL/USP).




terça-feira, 20 de novembro de 2012

MEIO AMBIENTE x ESPORTE: confira os detalhes da soltura de peixes no III Passeio Ecológico de Canoagem dos Rios Pomba e Paraíba do Sul


No dia 19 de novembro de 2012, foi realizado no Projeto Piabanha Centro Sócioambiental, a soltura de juvenis de espécies nativas do rio Paraíba do Sul, no III Passeio Ecológico de Canoagem dos Rios Pomba e Paraíba do Sul.


, com a soltura de mais  de 3.000 alevinos de piabanha, piau branco e grumatãs, espécies nativas do Rio Paraíba do Sul e que estão em extinção.


A equipe de canoagem e os convidados foram recebidos pela equipe do Projeto Piabanha, entre eles o manager da instituição, Thiago Berriel, a secretaria Natalia,XXXX Oduvaldo Teixeira e demais integrantes. Entre os presentes estava o prefeito eleito da cidade de Itaocara, Gelsimar Gonzaga.

Para cobrir o passeio a equipe de reportagem da Intertv estava presente com sua repórter Renata Igrejas e Junior Marins.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Projeto Piabanha realiza soltura de peixes no “III Passeio Ecológico de Canoagem dos rios Pomba e Paraíba do Sul”

No último sábado, 16 de novembro de 2012, o Projeto Piabanha participou do “III Passeio Ecológico de Canoagem dos rios Pomba e Paraíba do Sul”, realizando a soltura de aproximadamente  3.000 filhotes de peixes, de espécies nativas e que encontram-se ameaçadas de extinção.  


Piabanhas, piáus e grumatãs foram soltos pelos canoístas na estação de piscicultura do Projeto Piabanha, conhecida como Projeto Piabanha Centro Sócioambiental.
O repovoamento contou com o apoio da Associação de Canoístas de Itaocara – ACAI e foi financiado pela UHE Itaocara.

O objetivo do passeio foi despertar o interesse da comunidade para a prática da canoagem, juntamente com ações de preservação ambiental.
Mudas foram distribuídas ao longo do percurso do passeio e, além da participação dos canoístas na soltura dos peixes, o técnico do Projeto Piabanha, Thiago Caetano, realizou um trabalho de educação ambiental apresentando informaçõe sobre a importância do trecho do Paraíba do Sul que corta a região de Itaocara, no que diz respeito à reprdodução dos peixes. 
Falou também das principais ações executadas pela organização para preservação da fauna aquática e déste recurso hídrico.