quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Projeto Piabanha adquire reprodutores de espécie em alto grau de ameaça, para o desenvolvimento de pesquisa na área da conservação genética

Dando continuidade a formação do banco Genético de Reprodutores de peixes ameaçados de Extinção (Banco Ex-Situ), o Projeto Piabanha, munido de uma licença de coleta emitida pelo ICMBio ecom a ajuda dos pescadores artesanais e moradores locais, conseguiram capturar no rio Muriaé mais 11 indivíduos de surubim-do-Paraíba (Standachneridiomparahybae).

Os peixes já se encontram na Estação do Projeto Piabanha Centro Socioambiental. O surubim-do- Paraíba é uma espécie ameaçada de extinção que só ocorre na bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul.

O próximo passo será implementar o estudo genético (exame de DNA) para averiguar o grau de parentesco entre os indivíduos capturados e, no futuro próximo, iniciarmos o programa de reprodução artificial da espécie seguido de soltura de alevinos no ambiente natural. Este trabalho é uma iniciativa do Projeto Piabanha com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Peixes Continentais (CEPTA/ICMBio) e a Universidade de Mogi das Cruzes, com o apoio da Companhia Energética de São Paulo (CESP) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (PESAGRO-RIO).







Nenhum comentário:

Postar um comentário