sexta-feira, 26 de abril de 2013

PROJETO PIABANHA é um dos destaques da primeira edição da Revista ECO – Extensão & Comunidade, lançada pela UENF, em Campos dos Goytacazes

Com a ambição de contribuir para a aproximação entre a produção acadêmica e a formatação, implementação e avaliação de políticas públicas, foi lançada na manhã desta quinta, 25/04/13, a revista ECO – Extensão e Comunidade. Com 32 páginas e tiragem de 10 mil exemplares, a publicação terá distribuição gratuita e dirigida entre gestores públicos e suas equipes técnicas bem como ao público geral de entidades e cidadãos potencialmente interessados no aperfeiçoamento da ação governamental.




Presente ao lançamento, realizado durante edição especial do projeto "Café com Ciência", o reitor Silvério de Paiva Freitas fez breve histórico do fortalecimento da área de extensão na UENF, desde a implantação da Pró-Reitoria, em 1999, até os dias atuais. Citou nominalmente todos os pró-reitores — Lana Lage, Dálcio Ricardo de Andrade, Lílian Bahia, Gustavo Xavier e Paulo Nagipe, além dele próprio — e defendeu a aproximação entre conhecimento científico e saberes populares.
— A UENF é rica de pessoas, de saberes e de vontade de fazer acontecer — disse Silvério, que compôs a mesa ao lado do pró-reitor Paulo Nagipe e do diretor de Informação e Comunicação Vanildo Silveira.
A apresentação do projeto coube à jornalista Fúlvia D'Alessandri, gerente de Comunicação da UENF. Ela historiou a evolução das primeiras articulações em torno da revista até o que chamou de "a realização de um sonho". Após a apresentação, os convidados se dirigiram à Gerência de Comunicação (Ascom) para a confraternização em torno de uma mesa de café da manhã.
O lançamento teve a presença de autoridades internas e externas à UENF. Externamente, participaram a presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Salvadora Ribeiro de Souza; a representante do presidente da Câmara Municipal, Edson Batista (Dilcéa de Araújo Vieira); e a professora Érica Almeida (UFF). Entre as autoridades internas estiveram presentes o diretor do CCTA, Henrique Duarte Vieira; o diretor Geral de Administração, Antônio Constantino de Campos; e o chefe do Laboratório de Melhoramento Genético Vegetal, Alexandre Pio Viana, além de professores, estudantes, técnicos e equipes de projetos de extensão.
Primeira edição - Um dos destaques do primeiro número, com 32 páginas, é uma matéria sobre agroecologia em assentamentos com uma das últimas entrevistas concedidas pelo líder Cícero Guedes dos Santos, assassinado em 26/01/13. Tem ainda uma reportagem sobre o projeto Piabanha, de repovoamento de peixes no Rio Paraíba do Sul, e uma abordagem sobre a educação de jovens e adultos (EJA). A revista traz também um trabalho de pesquisa e extensão sobre dengue e um balanço dos avanços das ações de difusão da economia solidária na região, bem como os primeiros passos da Escola de Extensão.
A seção de opinião tem um contraponto de dois artigos sobre o Complexo do Açu, sendo um assinado pelo sociólogo José Luís Vianna da Cruz (UFF), outro pelo engenheiro Ronaldo Paranhos (diretor da Agência UENF de Inovação). ECO traz ainda uma entrevista em formato pingue-pongue com a professora Lílian Bahia, que foi pró-reitora de Extensão no período 2003/2007, em que a área foi alavancada na UENF.
Acesse a revista na íntegra através do link abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário